SUBPROJETO DO PIBID INSTITUCIONALIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEMAT, CAMPUS DE JUARA
Palavras-Chave: PIBID. Formação Inicial. Professor Alfabetizador Principiante
O objetivo da pesquisa foi compreender como as ações do PIBID, implementadas por meio dos subprojetos, do curso de pedagogia, ofertado na UNEMAT, campus de Juara, contribuíram com a atuação docente dos professores em atenção as vivências que tiveram no decorrer da formação inicial enquanto bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa. A investigação, de abordagem qualitativa, com viés interpretativista foi realizada com seis professores egressos do PIBID, com experiência na alfabetização. Além do levantamento da produção e documental, utilizamos questionários para selecionar os professores e entrevistá-los. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas por meio dos recursos digitais do Google Meet, em decorrência do contexto da pandemia. De acordo com as contribuições dos professores o programa contribuiu significativamente com a formação profissional de cada um. Segundo os professores, a formação propiciada pelo PIBID contribuiu para diminuir o distanciamento entre a universidade e a escola. Afirmaram que ao se formarem e se inserirem na profissão conseguiram lidar bem como os desafios postos como professores iniciantes. Os professores levantaram questões políticas que são discutidas no decorrer das seções desta pesquisa. Neste sentido, o estudo aponta várias contribuições que o PIBID trouxe para a formação dos professores e apresenta aspectos que favorecem a continuidade desta política de formação inicial que também muito contribui para a formação continuada dos professores. Enquanto política de formação inicial, o PIBID contribuiu com um espaço democrático de aprendizagem ao mobilizar vários atores nos contextos universitários e escolares para dar sentido e significado a partir das ações formativas de conhecimento teórico e prático para os bolsistas de ID.