NECESSIDADES FORMATIVAS DE DOCENTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT
professores de Química; necessidades formativas; formação em serviço; intervenção formativa.
A formação em serviço propicia aos profissionais da educação o momento formativo de aperfeiçoamento e reflexão do fazer pedagógico refletindo diretamente em sua prática profissional. A proposta da pesquisa tem como objetivo estudar as necessidades formativas de docentes de Química do Ensino Médio das escolas estaduais no município de Tangará da Serra - MT, analisando e identificando as necessidades que permitam modelar uma proposta de intervenção formativa e aplicá-la. Os procedimentos metodológicos para realização da pesquisa foram a análise bibliográfica, através de revisão bibliográfica e o levantamento/survey realizado com aplicação do questionário via Survey Monkey, cujos dados foram analisados por meio de técnicas de estatística básica: frequência e percentual. Amostra da pesquisa foi composta por 18 professores de Química que atuam no Ensino Médio, cujo universo é de 22 docentes da rede estadual de ensino no Município de Tangará da Serra-MT. Espera-se com essa pesquisa compreender e contribuir com a área de aprendizagem profissional de professores de Química. Os resultados sugerem que os participantes da pesquisa encontram-se parcialmente satisfeitos com a “formação continuada” em serviço ofertada na rede estadual de ensino, porém, acreditam que essa pode melhorar se os estudos estiverem direcionados a prática pedagógica do professor, aprimorando seu ensino com recursos didáticos inovadores e atuais que alcance o interesse dos estudantes e solucione situações-problemas de aprendizagem em sala de aula.