Banca de QUALIFICAÇÃO: GRACIELA MATIAS NEKEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRACIELA MATIAS NEKEL
DATA : 16/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Os conteúdos de aprendizagem identificados nas escritas e vozes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I ao participarem de atividades envolvendo o jogo nas aulas de matemática.


PALAVRAS-CHAVES:

jogos pedagógicos, educação matemática, educação básica.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa foi o de investigar quais os conteúdos de aprendizagem que são identificados a partir das escritas e vozes dos alunos do 5º ano do E.F. I ao participarem de atividades envolvendo o jogo na aula de matemática. Traçamos como questão problema: Quais os conteúdos de aprendizagem que são identificados a partir da voz e da escrita dos alunos do 5º ano do E.F. I ao participarem de atividades envolvendo o jogo na aula de matemática? Nos fundamentamos em pesquisadores como Smole (2014), Grando (2000), que propõem o uso dos jogos matemáticos com recurso didático na sala de aula para oportunizar ao aluno um ambiente de aprendizagem tanto em termos de conteúdos matemáticos como para o desenvolvimento de suas habilidades e competências. No que se refere aos conteúdos de aprendizagem nos embasamos em Zabala (1988), que os classifica em quatro tipos, factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, que estão relacionados ao papel da escola que é o de promover a formação integral dos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa realizamos conversas com os professores e leituras de artigos científicos para identificarmos os jogos mais utilizados no 5º ano do ensino fundamental. Após este levantamento, fizemos uma adaptação e produzimos o jogo “Trilha dos Desafios Matemáticos” que foi disponibilizado para os nossos sujeitos da pesquisa jogarem, 16 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Municipal localizada na cidade de Matupá-MT. Para a produção dos dados utilizamos os registros de observações produzidos pela professora pesquisadora no caderno de campo, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com os alunos. Para a análise utilizamos as categorias já pré-definidas, que foram os conteúdos de aprendizagem, tratadas com base na proposta da análise de conteúdo de Bardin (1997).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 02/09/2024 14:12
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1