Banca de QUALIFICAÇÃO: JANETE VIANA MOLINA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANETE VIANA MOLINA
DATA : 15/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual: https://meet.google.com/uax-schb-gia
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE BIOLOGIA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NO ENSINO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Prevenção de Acidentes, Primeiros Socorros, Ambiente Escolar, Percepção dos Docentes, Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Os acidentes e situações de mal-estar com os estudantes podem ocorrer, eventualmente, no espaço escolar em decorrência das atividades práticas e pedagógicas realizadas, além dos aspectos comportamentais desses indivíduos. No espaço escolar, os profissionais devem estar preparados para providências emergenciais nos casos da ocorrência de eventuais acidentes, bem como promover ações para a prevenção dos mesmos. Deste modo, no presente projeto, o tema de pesquisa está delimitado ao estudo das percepções de docentes de Biologia sobre ações de primeiros socorros no Ensino nas escolas estaduais situadas no município de Barra do Bugres-MT como estratégia didática. Para tanto, os objetivos foram estudar as percepções dos professores de Ciências sobre a importância das ações de primeiros socorros na Escola e a necessidade de formação continuada em primeiros socorros como estratégia didática; analisar as percepções de docentes de Biologia sobre o uso de primeiros socorros como estratégia de ensino do conhecimento científico; e identificar o grau de conhecimento, descrevendo suas necessidades formativas em primeiros socorros e prevenção de acidentes. O problema da pesquisa está delimitado, a saber: quais as percepções dos professores de Biologia sobre a importância do uso dos primeiros socorros como estratégia didática? No aspecto metodológico, o estudo reúne a pesquisa bibliográfica para dialogar com autores que trabalharam o tema, e apresenta natureza de caráter exploratório, de campo (empírico), com abordagem quantitativa e qualitativa. Após levantamento bibliográfico e análise documental da Lei nº 13.772/2018 e dos mapas de riscos dos ambientes da escola em análise, foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada com os docentes de Biologia das Escolas Estaduais no município de Barra do Bugres-MT. A realização da pesquisa se justifica tendo em vista a necessidade de compreender a percepção dos professores de Ciências sobre a importância do uso de ações de primeiros socorros como estratégia didática. Acredita-se que através da disseminação de informações sobre ações de primeiros socorros possa contribuir para a prevenção de acidentes e agravos, e na promoção da saúde escolar e do seu entorno, e o aluno poderá ser um multiplicador do conhecimento adquirido no ambiente escolar em seu convívio familiar. Primeiros socorros dizem respeito a salvar vidas, e tomar medidas para evitar acidentes é a melhor alternativa, ou agir de forma mais correta possível. A Lei nº 13.722/2018, conhecida também como Lei Lucas foi instituída para promover a segurança e o bem-estar dos estudantes, garantindo que haja pessoal capacitado para atuar em situações de emergência nas escolas. Ela também busca aumentar a conscientização sobre a importância dos primeiros socorros e a prevenção de acidentes no ambiente escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interna - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Externa à Instituição - RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO - UFMS
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 10:43
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