O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO DURANTE O PERÍODO REMOTO 2020-2021: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Ciências da Natureza; Período Pandêmico; Anos finais.
Em virtude da Pandemia de COVID-19, vivenciamos transformações profundas em nossa sociedade, e que afetaram significativamente o sistema educacional, exigindo novas metodologias de trabalho dos professores e, com isso, a necessidade de estratégias que pudessem minimizar os impactos sobre o ensino durante esse período, garantindo o acesso do aluno ao conhecimento. Dada a relevância do ensino de Ciências, bem como o reconhecimento e valorização do conhecimento científico na formação de sujeitos críticos e participativos, o presente estudo tem o objetivo de analisar o processo de Ensino Remoto (2020-2021) do componente curricular de Ciências no ensino Fundamental II em escolas da rede estadual no Vale do Jauru – Mato Grosso, num contexto de distanciamento social em que as dificuldades encontradas durante esse período para a realização das aulas foram, desde questões pedagógicas, didáticas e tecnológicas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada em três unidades escolares localizadas nos municípios de Rio Branco, Salto do Céu e Mirassol D’Oeste e contou com a participação de três professoras que ministraram o componente curricular de Ciências no ensino Fundamental II. A produção de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada e posteriormente analisados através da metodologia da Análise Interpretativa proposta por Severino (2007). Os resultados apontam que, a adaptação das aulas de Ciências nessas circunstâncias, foi uma tarefa desafiadora, principalmente pelo fato de as capacitações recebidas não terem atendido as necessidades específicas desses professores para lidar tanto com os aspectos metodológicos quanto tecnológicos, resultando em desconhecimento de muitos recursos que poderiam contribuir para o desenvolvimento dos conteúdos científicos nesse contexto. Além disso, as dificuldades como acesso e familiaridade com as TD , falta de participação e engajamento dos estudantes, avaliação da aprendizagem e o processo de produção e correção dos materiais apostilados emergiram como desafios significativos durante esse período. No entanto, mesmo diante de inúmeros obstáculos, as educadoras implementaram estratégias pedagógicas adaptadas ao contexto e foram capazes de propiciar o acesso dos alunos de maneira interativa nos ambientes online, além de desenvolverem atividades de cunho científico como experimentos, construções de maquetes, pesquisas e produção de vídeos voltados para os conteúdos da área, previleginado a participação ativa dos educandos. Os recursos empregados incluíram material didático impresso fornecido pela escola, uso extensivo da internet para utilização das apostilas online, vídeos e textos obtidos pela rede, assim como a utilização de plataformas digitais como Teams e Google Classroom. Destaca-se ainda o amplo uso do WhatsApp, desempenhando um papel fundamental em uma variedade de atividade. O estudo demosnstrou ainda, que esse período teve impacto direto nas percepções das educadoras acerca da importância e da necessidade da utilização das TD nas aulas de Ciências, reconhecendo que esses recuros muito tem a contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem da área científica.