REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES
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Durante os anos de 2020, 2021 e 2022 o mundo foi assolado pela pandemia causada pela Covid19 e então foi preciso adaptar e reinventar novas formas de trabalhar e estudar. O modo presencial de ensino passou a ser remoto. Assim, este estudo teve como objetivo principal analisar como se deu o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática durante o período de pandemia, segundo os relatos de professores de duas escolas públicas estaduais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo ex-post-facto - período de março de 2020 a agosto de 2021- com a finalidade descritiva e interpretativa. Os dados foram coletados através da realização de um grupo focal com 8 professores de duas escolas públicas do município de Várzea Grande – Escola Estadual Salim Nadaf e Escola Estadual Dom Bosco - que vivenciaram o processo de ensino no período citado. Como aporte teórico fiz uso de autores como D’Ambrósio (1998), Chervel (1990), Tolentino; Ferreira; Torisu (2020) entre outros e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) que regem o ensino da matemática e o uso das tecnologias – já que o processo de ensino durante o período de pandemia se restringiu ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC’s. Os resultados revelaram que foi preciso uma adaptação tanto por parte dos professores como por parte dos alunos, uma vez que a educação a distância não fazia parte da realidade dos mesmos. Conclui-se que apesar dos desafios, tais como desconhecer algumas ferramentas e a internet que não funcionava, as vozes dos professores de matemática revelaram que houve uma força tarefa no sentido de constituir uma aprendizagem que alcançasse a todos.