MODELAGEM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXOS DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Modelagem Matemática. Alfabetização. Formação Continuada Online. Pesquisa-Formação.
Na presente pesquisa objetivamos investigar as possibilidades formativas de um curso de extensão online envolvendo a inserção da Modelagem Matemática na Prática Pedagógica de Professores que ensinam Matemática na Fase de Alfabetização (1° e 2° anos) do Ensino Fundamental. Na busca de atender aos objetivos da presente pesquisa, constituímos a seguinte questão norteadora: Quais são as possibilidades formativas de um curso de formação continuada online para a inserção da Modelagem Matemática na prática pedagógica de professores que ensinam Matemática na fase de Alfabetização (1° e 2° anos) do Ensino Fundamental? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação para descrever, analisar e interpretar as respostas de 76 professores participantes de um curso de extensão online intitulado: Modelagem Matemática na Fase de Alfabetização, realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática nas Escolas - GEPEME/UNEMAT no mês de maio de 2023 com carga horária de 60 horas. Para coletar os dados, utilizamos dois questionários online no Google Forms. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a definição de 16 Unidades de Registro, que, articuladas entre si, constituíram duas Categorias de Análise – (i) Contribuições do Curso de Extensão – Modelagem Matemática na Fase de Alfabetização; (ii) Aspectos e Perspectivas da Modelagem Matemática para a Prática Pedagógica na Fase de Alfabetização, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Como resultados, inferimos que a utilização da Modelagem Matemática na fase de Alfabetização proporciona um ensino dos conteúdos matemáticos de uma maneira contextualizada, interdisciplinar e conectada com situações problemas da realidade e cotidiano das crianças. Além disso, as análises explicitadas por meio das “vozes” de professores evidenciam que a presente Pesquisa-Formação contribuiu para a inserção da Modelagem Matemática na prática pedagógica dos professores que atuam na fase de alfabetização por meio de uma experiência envolvendo a elaboração de projetos de Modelagem Matemática para serem implementados com as crianças no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.