Desafios e possibilidades no ensino de ciências: uma abordagem a partir da análise da BNCC - Nacional e para o Território Mato-Grossense na temática sobre a sexualidade.
Ensino fundamental, ciências da natureza, sexualidade, educação sexual, BNCC.
A educação é um processo permanente e contínuo que se inicia na família, se estende para a escola e se propaga pela vida toda. Sendo assim, o primeiro contato com os padrões inerentes a educação é desenvolvido no seio familiar. O estudante em sua vida escolar se depara com uma infinidade de informações que irão lhe orientar para a vida em sociedade. Ao pensar sobre a criança e adolescente em seu pleno desenvolvimento, é importante também pontuar sobre as questões que envolvem a temática da sexualidade. Deste modo, o objetivo deste documento, é analisar como a temática sexualidade é descrita no material estruturado disponibilizado pela Secretária de Educação do Estado de Mato Grosso, para os 8º anos do ensino fundamental partindo das competências 5, 6 e 7 dispostas na BNCC e nas DRCs, e identificar se o material atende as competências exigidas pela normativa. O material investigado será do ano corrente de 2023 a 2013, para um comparativo entre o material estruturado e os livros didáticos de Ciências da Natureza do 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa é qualitativa, e a metodologia análise de conteúdo a partir da análise dos textos e documentos impressos ou digitais. Espera como resultados, alcançar uma análise comparativa e também um olhar crítico, que possibilite, futuramente, um desenvolvimento de materiais didáticos que englobem de maneira mais inclusiva, a sexualidade adolescente como um todo, quebrando alguns tabus e paradigmas e aumentando as possibilidades de garantir maior efetividade no processo de ensino e aprendizagem para os estudantes em relação ao tema sexualidade.