PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO AVALIABARRA
Prática Pedagógica. Avaliação Externa; Professores que Ensinam Matemática. Aprendizagem dos alunos; Matemática nos Anos Iniciais.
No presente projeto de pesquisa objetivamos Investigar a maneira como o Avaliabarra influenciou nas práticas pedagógicas dos Professores que Ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Educação de Barra do Bugres/MT. A questão norteadora da pesquisa é: Quais foram as influências do Avaliabarra nas práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática dos 1º aos 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Barra do Bugres? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, analisar e interpretar as respostas de 48 professores participantes do Avaliabarra que responderam a um questionário online: https://forms.gle/geJmRCE8S7xX9oZ38. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de 37 Unidades de Registro com um total de 243 recorrências que foram articuladas entre si, por meio de confluências e divergências, para a configuração de três Categorias de Análise, sendo: (i) Avaliabarra como Política de Avaliação externa para Acompanhamento e Gerenciamento da Aprendizagem dos alunos; (ii) Currículo Avaliado nas Práticas Pedagógicas dos Professores dos Anos Iniciais; (iii) Recuperação de Aprendizagem dos Alunos dos Anos Iniciais Pós-pandemia, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Ressaltamos a finalização da interpretação das Categorias de Análise, as considerações e finais serão explicitadas no corpo da presente dissertação, após o Exame de Qualificação.