MODOS SEMIÓTICOS EM CARTOONS PRODUZIDOS PARA O VI FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino de matemática, Multimodalidade, Tecnologias Digitais, Educação matemática.
O objetivo da pesquisa é compreender o significado que os diferentes modos semióticos utilizados, na produção de Cartoons matemáticos, geram em coletivos de atores humanos e não humanos participantes do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Para tanto, utilizaremos a Semiótica Social – SS que se interessa pelos significados que surgem em ambientes com interações sociais e a visão do sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. Metodologicamente nos apoiamos no paradigma qualitativo, sendo que os procedimentos e instrumentos de produção de dados são, os vídeos do tipo Cartoons finalistas do VI Festival de vídeos digitais e educação matemática da categoria Ensino Superior e entrevista com os produtores dos vídeos que aconteceram de maneira on-line pelo Google Meet. A análise ocorreu com base nos quesitos da indução analítica e da lente da Semiótica Social. Os resultados parciais indicam que os produtores ao utilizar diferentes modos semióticos passam a compreender a importância de diferentes representações de um mesmo conteúdo, e a maneira como essas diferentes formas contribuem para a aprendizagem da matemática.