O USO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM O SOFTWARE SCRATCH
Tecnologias Digitais. Pensamento Computacional. Objetos Digitais de Aprendizagem
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso dos pilares do pensamento computacional (PC) durante o processo de criação de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) com alunos do primeiro ano do ensino médio. O nosso trabalho pretende buscar respostas para a seguinte indagação: Como a criação de objetos digitais de aprendizagem através do software scratch contribui para o desenvolvimento do PC nos alunos da educação básica? Nossa pesquisa é de cunho qualitativo, utilizamos o experimento de ensino como procedimento metodológico para a coleta de dados que ocorreram de forma síncrona e assíncrona devido a pandemia, e para análise realizamos a triangulação dos dados que foram obtidos por diversos instrumentos tais como: fotos, vídeos, gravações, e materiais escritos. Os participantes da pesquisa foram alunos regularmente matriculados no ano de 2021 na escola Centro Educacional Santa Cruz - CESC, em Barra do Bugres, Mato Grosso. Os alunos produziram um ODA através do software scratch para resolução de problemas que envolvem progressões aritmética (PA). Em nosso referencial teórico nos apoiamos nos trabalhos de Borba (2016), Wiley (2000), Tarouco (2005), Wing (2006) e Brackmann (2018) que abordam temas significativos quanto ao uso da tecnologia digital, objetos digitais de aprendizagem (ODA), pensamento computacional e o scratch no processo de ensino e de aprendizagem matemática.