A Dinâmica do Encontro das Famílias Indígenas nos Espaços Urbano de Matupá/MT e a Escola como um Lugar Multicultural
Indígenas na Cidade; aluno indígena; políticas públicas; Dinâmica do Encontro cultural
A presente dissertação com o título: A Dinâmica do Encontro das Famílias Indígenas nos Espaços Urbano de Matupá/MT e a Escola como um Lugar Multicultural têm como objetivo constituir um estudo sobre diferentes aspectos da dinâmica do encontro cultural, na perspectiva de famílias indígenas que migraram para a cidade, com enfoque nos processos de sua adaptação à vida urbana e dos seus filhos na escola. Com isso buscamos descrever os motivos que levaram as famílias indígenas a migrarem para a cidade e compreendemos na visão dos indígenas sobre como os habitantes não índios os acolhem e sobre as características dos relacionamentos estabelecidos até então. Dessa forma observamos o modo de vida das famílias indígenas na cidade e, assim, compreendemos as relações entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar, na visão do aluno indígena. E assim pesquisamos em sala de aula e no âmbito familiar seu desenvolvimento escolar. Portanto, essa pesquisa teve como relevância políticas públicas para indígenas em áreas urbanas sendo preciso considerar os dois âmbitos: a cidade e a terra de origem.