UTILIZAÇÃO INTEGRADA DO JUST-IN-TIME TEACHING (JITT) E PEER INSTRUCTION (PI) PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Metodologia ativa, necessidades de aprendizagem, ensino de química, Pesquisa qualitativa.
O objetivo deste trabalho foi estudar e compreender o uso dos métodos de ensino e aprendizagem Just-in-Time Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI) com as tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem na Escola Estadual Ramom Sanches Marques com os estudantes do 2ª ano do ensino médio, durante o estuda das soluções, relações entre soluto e solução e densidade na disciplina de Química. Realizou-se a utilização dos métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction de acordo necessidades de aprendizagem dos estudantes, promovendo a mudança no estudante e desenvolvendo sua autonomia; além de favorecer a compreensão dos conceitos ao interagir com os colegas sobre o estudo das soluções, relações entre soluto e solução, concentra em massa e densidade em Química. Adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: enfoque qualitativo com abordagem da pesquisa-ação de natureza exploratória e característica de estudo de caso. Para conceber a pesquisa-ação estreitou-se a associação do uso das metodologias para solucionar um problema coletivo, que no caso é as necessidades de aprendizagem dos estudantes de Química. Para o tratamento dos dados, utiliza-se o processo indutivo, com observação não estruturada, discussão em grupo, avaliação das experiências, registro, interação e introspecção com o grupo. A análise dos dados se fundamentou na perspectiva Bardin (2016) centrada no entendimento e na significação das ações do grupo. Os resultados mostram que a JiTT e PI por intermédio das tecnologias digitais contribuíram na fomentação do ensino e construção do conhecimento, proporcionando dinamicidade no ensino. Além disso, a JITT e PI se mostraram promissoras no contexto do ensino da Química por proporcionar ao estudante a construção de conhecimentos e autonomia. Nesse contexto, este estudo foi de grande importância por propor conhecer quais as implicações do uso dos métodos aliado a tecnologia na interação, aprimoramento e a autonomia do estudante. Concluímos que o JiTT e PI ao serem utilizados no ensino de Química, puderam ressignificar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, favorecendo a construção das habilidades necessárias para o 2º ano.