A SEMIÓTICA SOCIAL APLICADA EM VÍDEOS DE CONTEÚDO MATEMÁTICO DE UM CURSO DE FÍSICA A DISTÂNCIA
Semiótica Social, Multimodalidade, Vídeos Digitais, Ensino de Matemática.
Esta pesquisa está vinculada ao projeto “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação a Distância: vodcasts e screncasts na Licenciatura em Física”. Sabendo-se que os vídeos são uma tecnologia que está impregnada na sociedade e que seu uso no ambiente educacional é recorrente principalmente na Educação a Distância, esta pesquisa tem como objetivo compreender como os diferentes modos semióticos estão articulados nos vídeos das disciplinas de Matemática do curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UNEMAT. Os dados aqui utilizados foram produzidos do Ambiente virtual de Aprendizagem (MOODLE) do Curso de Licenciatura em Física a distância ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT em convênio com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, pólo de Barra do Bugres - MT. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa foi a qualitativa, tendo em vista que esta, se preocupa com o aprofundamento de compreensão e não com a representatividade numérica. Para fundamentar este estudo ancoramo-nos na Multimodalidade aparada nos pressupostos da Semiótica Social. Os resultados parciais apontam que os vídeos de conteúdo matemático do curso de Licenciatura em Física a distância são produzidos em diversos formatos articulando distintos modos semióticos o que os torna um material multimodal, aponta ainda que essa combinação de modos semióticos potencializa a produção de significado e consequentemente a aprendizagem matemática.