TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Ensino de Matemática. Formação Docente. BNCC. Programação.
O presente trabalho objetiva investigar possibilidades e desafios das tecnologias digitais no ensino de geometria para o desenvolvimento do pensamento computacional em uma formação online para professores de matemática. Metodologicamente, a pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivo exploratório. Foram empregados como procedimentos a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por meio de conceitos de Revisão Sistemática de Literatura, e a Pesquisa-Formação, com produção de dados a partir de uma formação pedagógica online. Como instrumentos de produção dos dados da formação foram considerados questionários online e propostas de formação elaboradas pelos participantes. Os dados foram analisados por meio da metassíntese qualitativa. Como resultados, espera-se dar visibilidade às informações contidas no material elaborado pelos cursistas, de forma que propicie uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das tecnologias digitais no ensino de matemática, especificamente a conteúdos de geometria, sob olhar do pensamento computacional.