ORIENTAÇÃO SEXUAL: DESAFIOS ATUAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave: orientação sexual, sexualidade, práticas pedagógicas.
RESUMO
A sexualidade é um aspecto extremamente importante na formação humana e suas temáticas fazem parte do cotidiano de estudantes, sendo elas discutidas ou não dentro das escolas. Ser bem informado e orientado sobre esse assunto pode fazer toda a diferença na vida de crianças e adolescentes. Objetivou-se nesta pesquisa analisar sob a ótica dos educadores de escolas públicas de Campo Novo do Parecis-MT como o tema transversal “orientação sexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Este estudo é de natureza qualitativa, com participação de educadores de escolas públicas, através de coleta de dados documental e com entrevista semiestruturada. O material empírico foi analisado segundo Análise de Conteúdo de Bardin.
O estudo, até o momento, apresenta alguns dados preliminares, como por exemplo, que há por parte dos professores comprometimento na atuação dentro das escolas, mas um certo despreparo profissional diante das manifestações dos estudantes. E as conversas e informações repassadas aos alunos são, normalmente baseadas no senso comum. Os professores também reclamam da falta da presença da família na formação dos filhos e na participação escolar. Além disso, acreditam que o conhecimento científico fortalece a ação e interação com os estudantes.