FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL EM UM CURSO ONLINE DE GEOGEBRA: UM ESTUDO SOBRE O TRANSITAR ENTRE A MATEMÁTICA DO MATEMÁTICO, A MATEMÁTICA DA ESCOLA E A MATEMÁTICA DO GEOGEBRA
Ensino de Funções, GeoGebra
Esta investigação faz parte da linha de pesquisa Tecnologia Digitais no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reys Maldonado” (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres. Cujo o objetivo é identificar e compreender o trânsito nos modos de produção de significados matemáticos (a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra) referente às funções de uma variável real contidas na 14ª, 15ª e 16ª edições de um curso online de GeoGebra. Tal curso é um projeto de extensão conduzido por um grupo voluntário de professores de matemática, liderado pelo professor Dr. Sérgio Carrazedo Dantas junto à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana. Nesse sentido, a pergunta norteadora da pesquisa foi formulada da seguinte forma: Quais são as possíveis direções do trânsito nos modos de produção de significados matemáticos referente às funções reais de uma variável real? Os fundamentos e pressupostos teóricos apoiou-se em pesquisas sobre o uso do software GeoGebra no processo de ensino aprendizagem da matemática e sobre os modos de produção de significados matemáticos (a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra) na perspectiva de Gonçalves (2016). A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa segundo os pressupostos teóricos elucidados por de Godoy (1995), Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Lüdke e André (2018). O corpus da pesquisa foi constituído com 720 produções (descrições dos enunciados e resoluções das atividades; imagem das construções no GeoGebra) dos cursistas sobre funções reais de uma variável real sendo coletadas na base de dados da 14ª, 15ª e 16ª edições de Curso de GeoGebra por meio da ferramenta de coleta de dados do software MaxQda. A codificação e a análise dos dados foram conduzidas utilizando o software MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Morares e Galliazzi (2016). Esperamos que essa pesquisa ....