PRODUÇÕES SOBRE DERIVADAS DE FUNÇÕES REAIS COM GEOGEBRA EM UM CURSO DE EXTENSÃO ONLINE PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA
GeoGebra; Interações Colaborativas; Ensino; Derivadas.
Procuramos analisar as interações ocorridas em oito edições do Curso online de GeoGebra oferecidos pelo Site OGeoGebra e Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR) a professores e interessados no estudo de matemática, a fim de as reconhecer e estudar, especificamente, as que geraram produções (enunciados textuais, imagens e construções no GeoGebra) sobre Derivadas de Funções Reais. Partimos do princípio de que a dinâmica do curso em questão, proporciona a ocorrência de Interações Colaborativas intensas a respeito do estudo de conteúdos de matemática, por vezes diferentes de outros ambientes de ensino. Desta forma, pretendemos investigar estas produções na procura por compreendê-las. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, por meio de buscas junto à plataforma Moodle do curso na identificação das produções e, seu estudo e codificação com o software de pesquisa qualitativa MaxQda, a fim de realizar sua análise por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), de modo que ao imergirmos ao contexto em que ocorre o fenômeno, queremos nos colocar enquanto autores/leitores das produções na tentativa de as interpretar, mapear as produções e possíveis significados e, categorizá-las quanto a suas dinâmicas de produções. Como principais resultados obtivemos a categorização de três contextos de estudos de Derivadas de Funções Reais, a saber: Quando buscam um estudo conceitual da Derivada; quando a Derivada é utilizada para estudo de um dado conteúdo de matemática; e quando no estudo de um dado assunto, se identifica a possibilidade de estudo da Derivada a partir das construções realizadas. Ainda, a identificação de diferentes direções/intencionalidades de discursos na construção destes contextos, a saber: utilizavam de construções no GeoGebra para operacionalizar exercícios; realizar estudo do comportamento do gráfico de funções; realizar atividades de aplicações da Derivada; ou estudo conceitual da Derivada.