PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA DO MUNICÍPIO DE VILHENA-RO SOBRE AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO
Formação Continuada, Recursos de Tecnologia Digitais, Ensino e Aprendizagem. Ensino de Física.
A formação contínua de professor é um processo de busca constante de novos conhecimentos, atualizações, caminhos, métodos e meios que visam aperfeiçoar o professor para a melhora da prática docente, se adaptando ao dinamismo das mudanças que ocorrem na sociedade, adquirindo uma visão crítica do alcance de suas práticas pedagógicas no ambiente escolar. A pesquisa teve como objetivo estudar as percepções dos professores de física do município de Vilhena-RO sobre as suas necessidades da formação contínua em tecnologias digitais no ensino. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e o levantamento realizado com 13 professores de oito Escolas Estaduais situadas no Município de Vilhena-RO, através da aplicação de um questionário via sistema de coleta e análise de dados Survey Monkey e para a análise de dados foi utilizado análise estatística básica: análise da frequência e percentual. Para subsidiar esta pesquisa foi analisado os projetos curriculares dos cursos de Licenciatura em Física das instituições de ensino superior em que os participantes da pesquisa se formaram, para verificar a inserção curricular do uso de recursos de tecnologia digital (RTD) na formação inicial. Os resultados da pesquisa permitiram a analise as percepções dos professores sobre as necessidades formativas para uso dos RTD em sala de aula, evidenciando suas limitações de uso devido a fatores tais como: ausência de formação para uso de RTD, falta de domínio para lidar com esses recursos em sala de aula e infraestrutura inadequada. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para que professores entendam a importância da formação continua em dos RTD para melhoria do ensino e aprendizagem.