Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLANA CAROLINI DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLANA CAROLINI DA SILVA
DATA : 14/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A AFETIVIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO AUXÍLIO ÀS

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Afetividade; Ensino de matemática; Dificuldade de Aprendizagem; Aprendizagem afetiva.      


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva compreender a importância do ambiente escolar na formação do estudante, com foco na criação de espaços que favoreçam tanto o aprendizado acadêmico quanto o desenvolvimento social e emocional. O estudo parte da premissa de que a escola deve proporcionar condições adequadas para a aprendizagem, garantindo uma formação cultural e científica abrangente. De acordo com Rinaldi (2002), Cunha (2017) e Wallon (1986), o ambiente escolar deve ser acolhedor e estimular tanto a ação quanto a reflexão, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos críticos e autônomos. Para tanto, temos a afetividade como um lugar possível na relação professor – aluno, em que as práticas pedagógicas afetivas possam vir a fazer um papel importante de mediação do conhecimento, especialmente no que tange as dificuldades da aprendizagem da matemática. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de campo, enfatizando a análise de conteúdo, com dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores de matemática da Escola Estadual Cora Coralina, localizada em Comodoro/MT. A pesquisa explorará a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de matemática e o impacto dessas relações na dificuldade de aprendizagem, investigando as perceções dos docentes e os desafios enfrentados na integração da afetividade nas práticas pedagógicas. Este estudo pretende compreender o ambiente escolar a partir da do relato dos professores, compreender como a afetividade é integrada ou não ao ambiente escolar, e se este é um elemento considerado importante para apoiar alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem. Partimos de pressupostos teóricos que essa integração afetiva contribui para uma convivência harmoniosa e promove uma educação que valoriza as diferenças culturais e sociais, favorecendo um ambiente inclusivo e acolhedor. A análise dos dados pretende revelar se as práticas educativas que integrem a afetividade como um componente essencial podem melhorar o ensino e a aprendizagem. Assim, a pesquisa buscará contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa. O estudo pretende destacar que uma escola que valoriza a diversidade e promove o respeito mútuo desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos alunos e no fortalecimento dos laços sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Interna - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Externa à Instituição - CRISTIANE DO NASCIMENTO GONÇALVES POLTRONIERI - UNIFACC-MT
Notícia cadastrada em: 16/09/2024 08:05
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