Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIS ADRIANA PIOVESAN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIS ADRIANA PIOVESAN
DATA : 03/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual - Meet
TÍTULO:

O HABITAR E SER HABITADO NA COMUNIDADE SÃO JOAQUIM DO BOCHE:

Vivências e convivências que revelam saberes matemáticos dos estudantes da Escola Estadual Antonio Hortollani


PALAVRAS-CHAVES:

Escola do campo; espaços de vivência e convivências; saberes e fazeres matemáticos;


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo geral investigar o ato de habitar e ser habitado dos alunos de uma escola do campo na comunidade São Joaquim do Boche em Tangará da Serra/MT nos seus respectivos espaços de vivência e convivências, como possibilidade de uma interação que favorece o processo de geração, sistematização e difusão de saberes e fazeres matemáticos que poderá proporcionar a aprendizagem da matemática escolar dos estudantes de forma significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual os dados foram coletados por intermédio da aplicação de oficinas voltadas para resgatar e sistematizar os saberes intrínsecos ao contexto sociocultural dos alunos. Para tanto, contamos com a participação de 23 estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Estadual Antonio Hortollani, localizada Distrito São Joaquim do Boche no município de Tangará da Serra/MT. Como bases teóricas, utilizou-se os conceitos da etnomatemática postulado por D' Ambrosio (2018), Soares e Fantinato (2021), as concepções sobre educação no campo e suas Características, matemática no campo, estratégias didáticas no processo educativo nas escolas do campo; e Raciocínio lógico-matemático em estudantes, Fernandes (2019), Corrêa (2022) e Martins (2022) bem como a compreensão dos jogos e o processo de aprendizagem da matemática, Pacheco (2020); Silva (202) e Lara (2010). Os resultados das análises revelaram conhecimentos que vem do contexto sociocultural dos estudantes do campo, evidenciando as especificidades dos saberes e fazeres matemáticos presentes em suas vivências com familiares e grupos sociais, saberes que se consolidam na dinâmica das interações sociais e que precisam ser resgatados e valorizados no espaço escolar de forma a contribuir para potencializar o aprendizado do estudante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Externo à Instituição - MARCOS LÜBECK - UNIOESTE
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 09:57
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1