ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MÉDIA ARITMÉTICA E MODA NO ENSINO MÉDIO
Robótica Educacional, Teoria da Atividade, Ensino Médio
O presente projeto tem como objetivo compreender as contribuições da robótica educacional utilizada em sala de aula para aprendizagem de Média Aritmética e Moda por estudantes do Ensino Médio. Os sujeitos deste estudo serão alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assembleia de Deus, localizada no município de Barra do Bugres no estado de Mato Grosso, local onde a pesquisadora atualmente exerce suas atividades. A fundamentação teórica será baseada em conceitos da Teoria da Atividade delineada por Engeström (1987). A questão que desencadeou esta investigação foi assim formulada: quais as contribuições da robótica educacional utilizada em sala de aula para aprendizagem de Média Aritmética e Moda por estudantes do Ensino Médio? Metodologicamente, será empregado um paradigma qualitativo e os instrumentos para a produção dos dados serão a observação do participante, diário de campo, grupo focal e registro em áudio e visual. Ao final do desenvolvimento da pesquisa originada por esse projeto espera-se, para além da realização do objetivo previamente mencionado, também a criação de uma oportunidade para envolver os alunos em práticas que demandam habilidades de tomada de decisões, organização de atividades, coordenação de ações e otimização de recursos físicos. Essa abordagem também poderá permitir a identificação de tensões que podem surgir durante a interação dos alunos com a robótica educacional nas aulas de matemática, promovendo a socialização, entendida como a competência para conviver com diversidades econômicas, culturais e pessoais, ao mesmo tempo em que fomenta a capacidade de lidar com conflitos.