O ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO DURANTE O PERÍODO REMOTO 2020-2021: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Ensino de Ciências; Ensino Remoto; Formação de Professores
Em virtude da Pandemia de Covid-19, vivenciamos transformações profundas em nossa sociedade, e que afetaram significativamente o sistema educacional, exigindo novas metodologias de trabalho das escolas e dos professores e, com isso, a necessidade de estratégias que pudessem minimizar os impactos sobre o ensino durante esse período, garantindo o acesso do aluno ao conhecimento escolar. Considerando esse fato, o presente estudo tem o objetivo de Analisar como ocorreu o ensino de Ciências nos anos finais da rede estadual de Mato Grosso durante o período remoto (2020-2021), especificamente em três escolas da região do Vale do Jauru, localizadas nos municípios de Mirassol D’Oeste, Rio Branco e Salto do Céu, num contexto de distanciamento social, em que as dificuldades encontradas para a realização das aulas envolveu questões pedagógicas, didáticas e tecnológicas. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada nas unidades escolares dos três municípios citados e contou com a participação de professoras que ministraram o componente curricular de Ciências no ensino fundamental II. A produção de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada com as participantes e posteriormente avaliadas através da Análise Interpretativa (SEVERINO, 2007).