OS CONTEÚDOS DE ENSINO PRESENTES NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I UTILIZANDO A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS.
Conteúdos Conceituais, Atitudinais e Procedimentais; ABP; Ensino de Matemática; Anos iniciais do Ensino fundamental.
No decorrer do século XX os estudos sobre o ensino da Matemática se intensificaram motivados pelas pesquisas da psicologia do desenvolvimento e do pensamento socioconstrutivista. Tais pesquisas deram aporte às investigações que consideram o aluno como sujeito ativo na produção do conhecimento e sobre o seu conhecimento prévio, o que fez com que se pudesse refletir sobre o papel do ensino da matemática em relação à alfabetização e o letramento das crianças para viverem em uma sociedade do conhecimento, na qual formar cidadãos, envolve a formação integral do sujeito. Partilhando desses conhecimentos, a presente pesquisa traçou como objetivo investigar os conteúdos de ensino considerados por Zabala (1998) que podem estar presentes em atividades utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos proposta por Bender (2014) desenvolvidas com alunos do 2º ano do ensino fundamental I. Utilizamos a abordagem qualitativa pautada na Análise Documental (CELLARD, 2012), que descreve, investiga e interpreta as fontes primárias que são os registros da professora pesquisadora e os portfólios produzidos por 21 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I no contexto do Projeto intitulado “Matematizando o Lixo: a matemática está em todo lugar” desenvolvido em uma escola pública do município de Juína-MT. A pesquisa dispõe de categorias pré definidas: Conteúdo Conceitual; Conteúdo Atitudinal; Conteúdo Procedimental.