ESTUDO DAS PRODUÇÕES SOBRE FÍSICA MECÂNICA NO CURSO DE GEOGEBRA COM BASE NAS INTERAÇÕES DOS PARTICIPANTES
Análise textual discursiva; Física; GeoGebra; Mecânica.
Este estudo adota uma abordagem qualitativa baseada na análise textual discursiva de Lakatos e Marconi (2017) para compreender as produções dos participantes do Curso de GeoGebra relacionadas à Mecânica da Física. O objetivo é investigar como essas produções podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades da BNCC do Ensino Médio, dentro da abordagem STEAM. O GeoGebra, um software de Geometria Dinâmica, é utilizado como ferramenta de ensino, permitindo que os alunos interajam com modelos e experimentem diferentes valores para compreender conceitos físicos de forma intuitiva. A metodologia empregada é qualitativa, baseada nos pressupostos
teóricos de Lakatos e Marconi (2017). O corpus da pesquisa consiste em 64 produções dos participantes da 17a e 18a edição do curso de GeoGebra, que são analisadas por meio da análise textual discursiva, sendo categorizadas e analisadas no software MaxQda. Os resultados podem fornecer um conjunto de produções relacionadas à Mecânica que possam auxiliar professores de Física e contribuir para a prática pedagógica em sala de aula, além de contribuir para o aprimoramento do curso e o uso do software GeoGebra em atividades multidisciplinares.