ANÁLISE DO USO DO AMBIENTE MIT APP INVENTOR 2 NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS INY/KARAJÁ
Tecnologias Digitais, MIT App Inventor 2, Educação Escolar Indígena, Ensino de Matemática.
Diante das necessidades dos indivíduos de acompanhar as mudanças no campo das tecnologias digitais e, considerando a escola como um espaço propício para tal feito, objetivamos, com este projeto de pesquisa, avaliar as contribuições e dificuldades do uso do ambiente MIT App Inventor 2 para o ensino da Matemática no contexto da Educação Escolar Yny/Karajá, por meio do desenvolvimento de objetos digitais que abordam a matemática escolar e matemática Iny/Karajá, numa perspectiva de valorização da cultura desse povo. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, com viés da pesquisa participante e abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da sala multisseriada do Ensino Fundamental II (8ºe 9º ano), da Escola Estadual Indígena Hadori, na comunidade indígena Krehawã - reserva São Domingos, localizada no município de Luciara/MT. A produção de dados ocorreu por meio da realização de um experimento de ensino com carga horária de 50 horas. Para o processo de análise foram empregadas as técnicas da triangulação dos dados e da indução analítica. Os resultados demonstraram que o emprego do MIT App Inventor 2 estimulou a valorização da cultura, incentivou os aspectos matemáticos Iny, a matemática do currículo, promoveu o desenvolvimento de habilidades da cultura digital, criatividade, e o pensamento computacional. Em relação às dificuldades, destacamos o uso de celulares e a conversão de línguas dentro do ambiente MIT App Inventor 2.