ETNOCIÊNCIA NOS RITOS E CERIMÔNIAS DO HETOHOKỸ Da Ciência à Sapiência Inỹ-Karajá
Etnociência; Hetohokỹ; Inỹ/Karajá.
O presente trabalho aborda uma investigação sobre a Etnociência nos ritos e cerimônias do Hetohokỹ do povo Inỹ-Karajá da aldeia Krehawã, Território Indígena São Domingos, localizado a três km do Município de Luciara - MT. Buscou-se compreender o processo de constituição, sistematização e difusão da Etnociência a partir da celebração do ritual Hetohokỹ desse povo. A abordagem metodológica apoiou-se na visão da Etnomatemática, da concepção D’Ambrosiana que dialoga transdisciplinarmente com distintas áreas do conhecimento. Para isso, a investigação foi de caráter etnográfico, numa abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante, instrumentalizada pelo caderno de campo, por gravações de áudio, fotografias e pelo convívio com os Inỹ-Karajá. Os anciões detêm os saberes relacionados aos rituais praticados por esse povo. Mas, com o passar do tempo, os mais jovens começaram a conhecer os saberes da cultura dos não indígenas, ou seja, os saberes externos antes mesmo de conhecerem os saberes e fazeres culturais de origem, sendo que esses são suportes para as mais variadas formas de manifestações culturais. No decorrer do tempo, conforme os anciões vão morrendo, consequentemente, vários saberes e fazeres vão deixando de ser repassados aos jovens. Tais saberes estão presentes na comunidade Krehawã, graças a alguns anciões e jovens lideranças se preocuparem com a disseminação dos conhecimentos acerca dos rituais. Os resultados obtidos com a pesquisa, a partir dos conhecimentos etnocientíficos presentes no ritual Hetohokỹ, que são transmitidos pelos anciões aos mais novos, contribuíram para destacar os saberes e fazeres do povo Inỹ-Karajá da comunidade indígena Krehawã. Assim, colaboramos com a escola indígena no sentido de sistematizar os saberes e fazeres que possam dar embasamento para a elaboração de atividades pedagógicas culturais contextualizadas para, assim, fortalecer e difundir os conhecimentos culturais oriundos da comunidade.