TABUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tabuada. Prática Pedagógica. Anos Iniciais. Formação Continuada Online. Pesquisa-Formação.
Na presente pesquisa objetivamos investigar as práticas pedagógicas na perspectiva de professores que ensinam matemática do 2º ao 5º ano do ensino fundamental em relação ao uso da tabuada nos processos de ensinar e aprender Matemática. Considerando que o ensino de matemática necessita passar por reflexões e transformações no contexto da prática docente dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas é que constituímos a questão norteadora da pesquisa: Quais são as práticas pedagógicas explicitadas por professores que ensinam Matemática do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental em relação a utilização da tabuada nas aulas de Matemática? Realizamos uma contextualização histórica e documental (PCN e BNCC) sobre o ensino da tabuada. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação para descrever, analisar e interpretar as respostas de professores participantes de um curso de extensão online, o qual constituiu como contexto para a coleta dos dados, por meio de dois questionários no google forms. Participaram do referido curso de extensão 128 professores que ensinam Matemática de 15 estados do Brasil. Para analisar os dados, recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a configuração de três Categorias de Análise – (i) Práticas Pedagógicas Pregressas do Ensino da Tabuada; (ii) Práticas Pedagógicas Vigentes de Professores que Ensinam Tabuada nos Anos Iniciais; (iii) Aspectos e Possibilidades Didático-Pedagógicas para o Ensino de Tabuada nos Anos Iniciais, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Como resultados, inferimos que os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental precisam priorizar em suas práticas pedagógicas a produção de significados e o cálculo mental para que a tabuada seja utilizada como meio dos alunos compreenderem as operações aritméticas e desenvolvimento do pensamento multiplicativo, rompendo assim, uma tradição escolar de ensino da tabuada com foco na decoreba e memorização. Além disso, as análises explicitadas por meio das “vozes” de professores evidenciam que a presente Pesquisa-Formação contribuiu com reflexões a respeito das práticas pregressas, vigentes e futuras para que os processos de ensinar e aprender tabuada seja efetivo e significativo para os alunos.