Aplicativo Tab-Libras: Tabela Periódica interativa para o ensino de Química a estudantes surdos e ouvintes
Apps. Educação Inclusiva. Ensino e aprendizagem de Química. Língua Brasileira de Sinais. Tecnologia Assistiva Digital
Os processos de ensino e aprendizagem de Química sedimentam-se na busca incessante de esclarecimento e decodificação das características de uma área complexa e abstrata. Considerada como uma Ciência experimental, que associa teoria e prática em uma relação dialética, intentar um Educação Inclusiva para os estudantes surdos (ES) e estudantes ouvintes (EO), desafia professores e Tradutores Intérpretes de Línguas de Sinais (TILS). Nesse contexto, objetivamos contribuir por meio do aplicativo móvel Tab-Libras para o ensino de elementos químicos da Tabela Periódica (TP) como RDTA a ES e EO do Ensino Médio. De abordagem qualitativa, esta pesquisa buscou destacar as produções científicas no Google Acadêmico, SciELO, CAPES e BDTD, bem como os aplicativos na loja Google PlayStore que relacionassem as Tecnoloagias Digitais (TD) e Tecnologias Assistivas Digitais (TAD) no ensino de Química para surdos no período de 2017 a 2021. Foi demarcarda as reflexões sobres as inquietudes inerentes à Educação Inclusiva na percepção de três professores de Química (PQ) e dois TILS. A metodologia adotafa foi o emprego da entrevista semiestruturada, por intermédio da plataforma Google Meet, e do questionário online, Google Forms. A produção do aplicativo móvel para a plataforma Android, Tab-Libras, do tipo glossário bilíngue de Química, com animação de um avatar humanoide, “Liah”, aplicada no programa Blender, foi utilizada o IDE Android Studio com a Linguagem Kotlin, com exibição da interpretação de elementos químicos em Libras. Após a criação do protótipo, os instrumentos para a produção de dados quanto à usabilidade do app são: entrevista semiestruturada de forma síncrona e assíncrona, e técnica de Grupo Focal. Os paricipantes desta pesquisa são 3PQ, 3TILS, 1ES, 1EO, 1TILSPQ e um grupo de cinco pessoas surdas externas à última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio, localizados nas cidades de Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Nova Olímpia e Tangará da Serra/MT. O tratamento dos dados foi realizado pelo processo de compilação das informações e à luz das características da análise de conteúdo. Os resultados das análises indicaram o protótipo Tab-Libras como uma ideia inteligente, inovadora, acessível, de fácil manuseio e instalação. Nesse sentido, a pesquisa pode revelar que proporcionar uma aprendizagem significativa para os ES, recomenda-se que a inclusão seja pautada pela Libras, visto que o uso de TAD pode torná-lo protagonista na abstração das competências e habilidades luzentes à Química. O que, evidentemente, surge uma linha epistemólogica de criticidade e pensamento autônomo frente às múltiplas faces de aprendizagens interativas, às quais, os professores, sujeitos primordias no emprego de um ensino disruptivo e dinâmico, podem preconizar pela usabilidade dos RDTA. Sendo assim, o app Tab-Libras na visão dos sujeitos participante deste estudo, pode ser adicioinado ao aprendizado em dispositivos móveis, tornando-o um pretenso aliadopara as aulas de Química e, com isso, facilitar/contribuir na dinamização do processo de ensino dos elementos químicos da TP para ES e EO.