APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESTUDANTE COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
aprendizagem matemática, dificuldades de aprendizagem, psicopedagogia, habilidades matemáticas, intervenção psicopedagógica.
O objetivo da pesquisa é estudar o processo de aprendizagem de Habilidades Matemáticas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em um estudante com dificuldades de aprendizagem e responder a seguinte questão problema: Como promover a aprendizagem das Habilidades Matemáticas a um estudante do 5º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem, utilizando a intervenção psicopedagógica como ação mediadora? Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica com revisão sistemática da literatura baseada no protocolo de Nakagawa et al. (2017). Esta metodologia permitirá obter referências conceituais da literatura sobre aprendizagem de matemática para alunos com dificuldades de aprendizagem. Também será utilizado como método um estudo de caso único, por meio da descrição teórica de: Yin (2001), Gil (2021), Ventura (2007) e Creswell (2014), com aplicação de intervenção psicopedagógica, cuja unidade de caso de análise será um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem em Matemática. Para a coleta de dados serão utilizados: Avaliação Psicopedagógica com aplicação dos seguintes instrumentos: anamnese psicopedagógica com a família, observações do professor-pesquisador, observação sistemática do aluno e testes psicopedagógicos e de desempenho escolar: EOCA, TDE, Testes Piagetianos, Técnicas Projetivas e Coruja Promat e, por fim, aplicação da intervenção psicopedagógica, tendo como referência: Weiss (2015), Fernandes (1990), Piaget, (1975), Bossa, (1992) Chamat (2008) , Sampaio (2008) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) Para análise dos dados utilizou-se a análise interpretativa dos dados, conforme Creswell (2014). Resultado esperado: promoção da aprendizagem de Matemática para esse estudante com dificuldades de aprendizagem por meio de intervenção psicopedagógica.