A Formação de Professores de Matemática na Região Médio-Araguaia/MT
Ensino da matemática, manifestação cultural, formação de professores.
A pesquisa acerca da formação do professor de matemática na região do Araguaia; um espaço territorial compreendido de Ribeirão Cascalheira a Vila Rica no estado do Mato Grosso, consiste no processo investigativo realizado com um procedimento metodológico de abordagem qualitativa na perspectiva da história oral. Com o objetivo de pesquisar o processo de formação do professor de matemática e suas implicações sociopolíticas na região do Médio-Araguaia. Foram dois grupos compostos por cinco professores de matemática graduados pelo projeto parceladas da Unemat de Luciara, em suas turmas 1 e 2, corroborando para apresentar a versão histórica da educação matemática, através das narrativas, sobre os itinerários formativos constituídos dos pressupostos teóricos da formação docente. Os principais pilares teóricos que fundamentam essa pesquisa versam as contribuições de D’Ambrósio, Tardif, Nóvoa e Paulo Freire com os pontos que converge sobre a formação do professor na perspectiva da humanização do ensino e no nosso caso, do ensino da matemática. O contexto histórico da formação perpassa pela análise dos documentos históricos sobre a educação da região do Médio-Araguaia, pelos movimentos sociais com os aspectos da implementação da educação popular, da escolarização através do Gea, Inajá e pelo Projeto Parceladas.