Experimentação no ensino de ciências: do processo formativo à prática pedagógica no ensino fundamental I
Educação Básica. Alfabetização Científica. Formação Continuada.
Pensar novas concepções de ensino propõe um modelo pedagógico que traz o processo de construção do conhecimento científico mais próximo da realidade dos alunos e propõe o desenvolvimento de uma visão humana de ciência, tecnologia e sociedade. Para isso buscar por um processo formativo que seja coerente e adequado, atuará sobre as concepções dos docentes, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos específicos de ciências. Com a pesquisa, objetivamos caracterizar o processo formativo e suas contribuições para as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino fundamental I. Assim sendo, a questão norteadora da pesquisa é: Como o processo formativo com foco na experimentação no ensino de ciências colaboram para o ensino e a aprendizagem? Para atingir o objetivo e responder às questões discutidas para essa proposta de trabalho, utilizamos a pesquisa qualitativa. A produção dos dados ocorreu no período de fevereiro a julho do ano de 2022 na Escola Municipal Paulo Freire, no município de Ribeirãozinho-MT. O processo formativo ocorreu entre o pesquisador e a professora, para realização do planejamento e em todas as fases do desenvolvimento da pesquisa. Encontros semanais foram propostos para estruturação dos planos de aula. Utilizamos questionário semiestruturado, para diagnóstico, que foi aplicado à professora que leciona a disciplina de Ciências na única turma do quinto ano do ensino fundamental I. Empregamos também o diário de campo com anotações das atividades desenvolvidas e registros fotográficos/vídeos. Os resultados apontam que ao introduzir o processo formativo, a professora sentiu mais segurança em trabalhar a experimentação como uma prática pedagógica e reconheceu que o ensino de ciências tem um papel importante para a construção da aprendizagem significativas, deixando evidente a necessidade de contemplar essa prática como fundamental para o ensino. Além disso, o estudo mostrou que a partir de aulas planejadas e levando o aluno ao questionamento crítico, ele tornou-se ativo em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, este estudo leva a reflexão sobre formação continuada voltada para o ensino de ciências, que valoriza especialmente a aplicabilidade de uma estratégia de abordagem curricular, que trata do ensino baseado na investigação. Espera-se contribuir com o ensino e aprendizagem, com a utilização de práticas que atendam os anseios dos alunos da Educação Básica, fortalecendo os conhecimentos em favor da melhoria da qualidade da educação.