MOBILIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Ensino de Matemática. Tecnologia Digital. Mobilização de conceitos. Pesquisa-formação.
O processo de mediação digital possibilita estruturas diversificadas em relação aos elementos constituintes de pensamentos, (re)significações, aprendizagens e conhecimento. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como os conceitos matemáticos de função afim e função quadrática são mobilizados com o software GeoGebra, segundo os níveis de funcionamento de conhecimento proposto pela Pesquisadora francesa Robert(1998) que denominou esse estudo como: Teoria de Análise dos Conteúdos Matemáticos a Ensinar (TACME). Desse modo, para reforçar a ligação dos saberes docentes, instigando-os a contribuir com a qualificação de seus processos formativos e seus conhecimentos didáticos e pedagógicos, a pesquisa buscou responder à seguinte questão norteadora: Como os conceitos matemáticos de função afim e função quadrática são mobilizados com o software GeoGebra, segundo os níveis de funcionamento de conhecimento proposto pela TACME, por um grupo de professores da Rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Denise-MT? Para responder a esse questionamento, utilizou-se em termos metodológicos uma pesquisa com abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, classificada como pesquisa de campo e pesquisa-formação como método de análise foi utilizado à indução analítica na concepção Oliveira (2016) e a teria proposta por Robert (1998) . Participaram da pesquisa 6 professores da Rede Pública Estadual de Ensino, do município de Denise, estado de Mato Grosso. Para a produção de dados foram utilizadas a observação participante e a produção das participantes, gravação de áudios, análise das atividades aplicadas, e análise de roteiros de atividades (plano de aula), questionário relativo à formação proposta. O processo de formação proposto na pesquisa ocorreu pela
interlocução do ensino da Matemática com Tecnologias Digitais. Esse processo constituiu-se numa redefinição das práticas de ensino e processos de aprendizagem em Matemática destes professores em sala de aula. Permitiu, ainda, identificar quais os níveis de mobilização eles se encontram, 83,33% estão em nível mobilizável e 16,66% estão em nível disponível segundo a teoria de análise dos conteúdos matemáticos a ensinar. É válido ressaltar que a presente pesquisa se baseou na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange às competências e habilidades necessárias que devem ser desenvolvidas pelos alunos. Dessa forma verificou-se que a transposição de saberes pelos professores possibilitou o desenvolvimento das competências e habilidades trazidas pela BNCC. Em suma, a formação continuada proposta trouxe contribuições para o fortalecimento de práticas pedagógicas para o ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais nas Escolas de Educação Básica do município de Denise-MT. E ainda apontou a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades que envolvam situações problemas, e que promovam um movimento de reflexão para a construção de um conhecimento matemático desejável, com o software GeoGebra.