O USO DO SOFTWARE SCRATCH NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Pensamento computacional; Matemática; Scratch
O pensamento computacional vem sendo, cada vez mais, discutido nos sistemas educacionais de muitos países. Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, o primeiro documento oficial que versa sobre o tema, têm crescido o número de estudos sobre como desenvolver as habilidades e competências relacionadas ao pensamento computacional (PC) no âmbito escolar. Neste contexto, uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada com o objetivo de analisar as vantagens e desvantagens do uso do software Scratch para o ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional, na educação básica, com base na avaliação de um grupo professores de Matemática de Tangará da Serra-MT. Participaram do estudo 14 professores que atuam no ensino fundamental e médio. A produção dos dados, para análise, ocorreu por meio de um curso de formação com carga horária de 80 horas. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa constitui-se de relatórios elaborados pelos cursistas, questionários abertos e fechados, entrevistas semiestruturadas e produções/artefatos desenvolvidos no Scratch. A fundamentação teórica partiu de textos sobre as relações da Matemática e do pensamento computacional com o uso do software Scratch. A análise foi realizada por três categorias: caracteristicas favoráveis e não favoráveis do Scratch; habilidades da matemática e do PC mobilizadas com o uso do Scracth e as produções/artefatos mais favoráveis para o ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no âmbito escolar. Os resultados revelam que os professores consideram a utilização do Scratch profícua para o ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no âmbito escolar. A principal desvantagem apontada pelos professores está ligada ao tempo requerido para o desenvolvimento de artefatos no Scratch.