AVALIAÇÃO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM AnReQuim POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Ensino de Química; AnReQuim; Equilíbrio Químico; Balanceamento de Equações Químicas; Recurso Digital de Ensino.
No contexto da educação as Tecnologias Digitais podem proporcionar muitas oportunidades, no sentido de ampliar as possibilidades das práticas de ensino dos professores, por meio de processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, criativos e geradores de autonomia. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar a avaliação das dimensões técnicas e pedagógicas do AnReQuim por estudantes do Ensino Médio, buscando discutir as potencialidades e limitações deste aplicativo no contexto dos processos de ensino e aprendizagem de Química. O estudo foi realizado com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e, como procedimentos metodológicos de produção e análise de dados, foi a pesquisa participante, concretizada via experimento de ensino. Devido a pandemia de Covid-19, a pesquisa foi realizada de forma remota, com uso de vídeo conferência. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram: questionário individual, roda de conversa, observação e registros audiovisuais. A análise dos dados foi realizada por agrupamentos com base em três dimensões e respectivos aspectos que emergiram das análises. Os apontamentos e as considerações dos estudantes em relação aos aspectos da dimensão técnica evidenciaram uma avaliação positiva, os quais qualificaram que o aplicativo é fácil e simples de ser utilizado. Além disso, os estudantes destacaram que o AnReQuim pode ser usado a qualquer tempo e espaço sem a necessidade de conexão com a internet. Em relação aos aspectos das dimensões pedagógicas e específicas de químicas. As percepções dos estudantes também indicam avaliação positiva. Na avaliação dos estudantes o AnReQuim apresenta clareza em seus conteúdos e esse aspecto possibilitou o entendimento e a retomada de assuntos abordados. A maneira com que as equações químicas estão dispostas nas atividades do AnReQuim facilitou a resolução. Outra funcionalidade destacada foi feedback ser imediato e instantâneo, interativo e objetivo. Os resultados sugerem que tais aspectos motivaram os estudantes para a realização das atividades. Isto ficou evidenciado pela desenvoltura e disposição dos estudantes durante as atividades e nos relatos obtidos. Os resultados indicam uma avaliação aprovativa do AnReQuim como recurso digital de ensino. Por fim, com base na avaliação dos estudantes, o AnReQuim, mostrou potencial como recurso digital para o ensino de Química, tendo em vista que mostrou-se atrativo aos estudantes e durante as atividades. Além disso, possibilita ao estudante ser protagonistas do processo e, em consequência, podendo favorecer a aprendizagem e a mobilização do conhecimento.