Desafios atuais nas Práticas pedagógicas na educação sexual nos anos finais do ensino fundamental em Campo Novo do Parecis.
Palavras-chave: educação sexual, sexualidade, práticas pedagógicas
RESUMO
A sexualidade é um aspecto extremamente importante na formação humana e suas temáticas fazem parte do cotidiano de estudantes, sendo elas discutidas ou não dentro das escolas. Ser bem informado e orientado sobre esse assunto pode fazer toda a diferença na vida de crianças e adolescentes. O tema dessa pesquisa foi delimitado ao estudo das percepções dos professores de ciências nos anos finais do ensino fundamental das escolas estaduais e municipais situadas em Campo Novo do Parecis. Para isso objetivou-se analisar sob a ótica dos professores de escolas públicas de Campo Novo do Parecis-MT como o tema “Educação Sexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Dessa forma, o problema consiste em descobrir quais as percepções dos professores sobre a abordagem do tema Educação Sexual nas práticas pedagógicas do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas no município de Campo Novo do Parecis – MT. Buscamos, no processo investigativo, responder a problemática da pesquisa que consiste em compreender quais são as percepções dos professores sobre a educação sexual nas práticas pedagógicas do ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental das escolas publicas de Campo Novo do Parecis. Metodologicamente, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, composto de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicada a nove professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Campo Novo do Parecis – MT. Os dados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicam que é viável e de suma importância a educação sexual nas escolas e que, apesar das dificuldades dos professores quanto ao conhecimento do tema, a formação continuada baseada na prática reflexiva pode ser uma possibilidade de suprir essa necessidade, constituindo-se os professores como grandes colaboradores na formação intelectual e humana dos indivíduos.