O CONTEXTO CULTURAL FAMILIAR DO ALUNO AUTISTA E SUA RELAÇÃO COM A ESCOLA
Autismo; Contexto Familiar; Inclusão; Diagrama de Bronfenbrenner.
Este trabalho trata do contexto cultural familiar do aluno autista e sua relação com a escola. O Espectro Autista é uma patologia que afeta o neurodesenvolvimento, cujos sintomas se manifestam nos primeiros três anos de vida, apresentando déficit social, comunicacional e comportamental, desta forma apresentamos a seguinte questão: como se dá a composição das múltiplas dimensões do contexto cultural familiar do aluno com Transtorno do Espectro Autista e a construção do olhar da família sobre o autista e sobre os diferentes aspectos de seu desenvolvimento social e cognitivo? Isso temimportância, pois auxilia a família e escola a desenvolver o ensino da matemática e ciências. Nesta pesquisa adotaremos uma metodologia qualitativa e faremos um estudo na perspectiva etnográfica, sendo este um estudo que descreve a cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos.O presente trabalho visa introduzir conceitos fundamentais da abordagem de Urie Bronfenbrenner na teoria do desenvolvimento humano a Bioecológica, proposições desta teoria PPCT (Pessoa-Processo-Contexto-Tempo) e, no embasamento de Ubiratan D’Ambrosio com a abordagem da Etnomatemática, entre outros autores que definem o autismo como: Gaiato, Salvador, Teixeira, Grandin, Cunha, Freire, Brites e legislação sobre o tema. Espera-se que esse estudo contribua como fonte de informações aos profissionais da educação, pais, enfim, todos os que convivem com os autistas, para que possam refletir e fortalecer sua prática na busca de uma relação mais próxima entre a família e a escola, visando potencializar o desenvolvimento do aluno. A partir desses resultados podemos concluir que ainda precisamos de muitos estudos e formação sobre o assunto. Também apontamos, nesta pesquisa, algumas atitudes e acontecimentos que manifestam exclusão em relação aos autistas nas escolas e na família.