REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE TÓPICOS DE DERIVADAS PARCIAIS NO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS DE BARRA DO BUGRES - MT
Tecnologias digitais. Ensino. Derivadas Parciais.
O uso de ferramentas tecnológicas tem sido importante como instrumento de auxílio, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o uso de um aplicativo de realidade aumentada para ser utilizado no ensino de tópicos de derivadas parciais no curso de Ciências da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, de objetivo exploratório e procedimento de pesquisa experimental. O aplicativo foi desenvolvido a partir do levantamento de requisitos, baseado nos diagramas UML, usando adaptação de metodologias de desenvolvimento de software ágeis, como XP e Scrum. Para avaliação o aplicativo, foram realizados quatro exercícios, que continham um QR-code, que ao ser reconhecido pelo aplicativo, exibe na tela do celular as opções referentes ao exercício em questão. Embora a pesquisa teve como característica elementar o uso da tecnologia, o conteúdo apresentado no aplicativo, mesmo não estando disposto sistematicamente, pode servir como recurso didático. O contexto de produção de dados se deu na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Dep. Est. Renê Barbour, no município de Barra do Bugres, os sujeitos participantes foram professores que ministram disciplinas que abordam o conteúdo de Derivadas. Após o uso do aplicativo, foi aplicado um questionário estruturado para avaliação da possibilidade de seu uso em sala de aula. Como resultado buscou-se contribuir para melhoria na percepção do conteúdo, pois ferramentas com tecnologia de realidade aumentada podem auxiliar no processo de aquisição do conhecimento, por permitir visualização e interação com elementos representativos dos conteúdos disciplinares. A fundamentação teórica está embasada em Marc Prensky, que propõe que os educadores devem ensinar tanto o conteúdo Legado (leitura, escrita, raciocínio lógico) e o Futuro (conteúdo em grande escala, digital e tecnológico) na língua dos Nativos Digitais. Como resultado analisou-se visando aferir as potencialidades e limitações do uso do aplicativo na classe, permitindo aos professores, e futuramente aos alunos, valerem-se de um recurso que possam auxiliá-los a ter uma melhor compreensão do conteúdo, além de incentivar os educadores a utilizarem uma linguagem de ensino compatível com essa nova geração de estudantes.