FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM BARRA DO BUGRES –MT
Ensino de Matemática; Formação Continuada; Nível Fundamental I.
O presente estudo objetivou mediar uma formação continuada, especificamente em Matemática, para professores do nível fundamental I, que atuam em escolas da rede pública de ensino do município mato-grossense de Barra do Bugres, como forma de contribuir com seu trabalho no dia a dia em sala de aula. Analisando os desafios e dilemas enfrentados por todos aqueles que lidam com a educação, neste período de incertezas e transformações, fez-se necessário refletirmos sobre a importância do papel da escola na formação continuada de professores, ou seja, um papel exigido pelo mundo moderno que seja flexível, autônomo, criativo e capaz de tomar decisões. Assim, a formação continuada, com duração de quatro meses e meio, totalmente on line, para capacitação educacional dos professores pedagogos com palestras e oficinas de jogos, veio ao encontro das aprendizagens matemáticas, em que se organizou uma sequência de atividades, com jogos e confecção de materiais, que poderão servir de apoio ao professor em suas aulas. Oportunizou-se, também, novas experiências, momentos de interação, trocas de ideias e debates sobre o desafio de se ensinar Matemática a esses professores por meio dessa formação continuada. Da mesma forma, procurou-se promover a atualização e o aperfeiçoamento dos participantes com palestras que contemplaram a Etnomatematica, as tecnologias digitais, as metodologias ativas e os objetos de aprendizagem matemáticos específicos como a resolução de problemas, grandezas e medidas, de acordo com habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foram utilizados para a produção de dados, as falas e os registros feitos no chat, durante os webnários, e também atividades entregues pelos professores participantes pós-formação. Todos esses dados foram reunidos com o intuito de responder os seguintes questionamentos: De que maneira a formação continuada em Matemática poderá contribuir com o ensino dessa disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental I e auxiliar na formação de professor pedagogo? Como podemos contribuir com as práticas docentes de sala de aula? Esta pesquisa foi embasada em documentos orientativos e autores que discutem o ensino de Matemática nos anos iniciais e também a formação continuada de professores que atuam nesse nível de escolarização.