MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS
Formação Inicial de Professores de Matemática. Conhecimentos Necessários à Docência. Modelagem Matemática. Modelos Matemáticos.
Na presente pesquisa objetivamos investigar a maneira como a Modelagem Matemática enquanto abordagem metodológica de ensino está explicitada nos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Além disso queremos: (i) Fomentar o debate e aprofundamentos da Modelagem Matemática no contexto da formação inicial de professores de Matemática, bem como identificar as diferentes concepções de Modelagem Matemática contidas nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil e identificar as disciplinas da matriz curricular das Licenciaturas em Matemática do Brasil que abordam a temática da Modelagem Matemática. Assim sendo, a nossa questão norteadora da pesquisa é: O que se revela sobre a presença da Modelagem Matemática enquanto abordagem metodológica de ensino, nos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil? Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus da pesquisa constituído por 235 PPCs de Licenciatura em Matemática no Brasil, nos quais, analisaremos as ementas dos mesmos. Utilizamos como referencial teórico as bases do conhecimento para o ensino propostas em Shulman (1986), e pesquisas que abordam especificamente aspectos da Modelagem Matemática nas Licenciaturas em Matemática. Como procedimentos de coleta de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizaremos os Documentos – PPCs dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para analisar os dados, utilizaremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de duas Categorias de Análise: (i) Aplicações da Matemática com Modelagem Matemática; e (ii) Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática por meio da Modelagem Matemática, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa – o que nos proporcionou compreensões do objeto investigado.