O ENSINO ARTICULANDO ÁLGEBRA E GEOMETRIA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA À DISTÂNCIA
Tecnologia da Informação. Professores. Formação Continuada. Integração.
Neste trabalho, objetivamos investigar as possibilidades e desafios do ensino articulado das áreas de álgebra com a geometria utilizando as tecnologias digitais, no contexto da formação pedagógica voltada a professores de matemática, com recursos da EaD online. A metodologia da pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e, quanto aos objetivos, exploratória. Foram empregados como procedimentos a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por meio de conceitos de Revisão Sistemática de Literatura, e o levantamento de dados, a partir de uma formação pedagógica realizada com professores de matemática. A análise dos dados é feita combinando a metassíntese qualitativa com a Teoria Fundamentada nos Dados. Ao final da pesquisa, espera-se compreender como o ensino de álgebra e geometria pode ser articulado, utilizando tecnologias digitais, a fim de potencializar o ensino e aprendizagem, com a quebra de linearidade proporcionada por esses recursos no ensino articulado destas áreas, de forma que propricie uma reflexão sobre o potencial e a ampliação de possibilidades do uso no ensino de matemática, assim como da própria formação com professores e/ou futuros professores.