LETRAMENTO MATEMÁTICO NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Conteúdos de aprendizagem; Ensino de matemática; Anos iniciais do Ensino Fundamental.
No decorrer do século XX, as pesquisas sobre o ensino da matemática foram intensificadas, motivadas pelos estudos da psicologia do desenvolvimento e do pensamento socioconstrutivista, ao considerarem o(a) aluno(a) como sujeito ativo na produção do conhecimento e do seu conhecimento prévio. Estes estudos fizeram com que o(a) professor(a) passasse a refletir sobre a contribuição da alfabetização e do letramento matemático para a formação integral do sujeito, para que ele, como cidadão, participe de uma sociedade do conhecimento. Partilhando desses saberes, a presente pesquisa teve como objetivo investigar os conteúdos de aprendizagem que podem estar presentes em atividades envolvendo a matemática no contexto da Aprendizagem Baseada em Projetos, desenvolvidas com o(a)s aluno(a)s do 2º ano do Ensino Fundamental I. Utilizamos a abordagem qualitativa pautada na pesquisa bibliográfica e na análise documental (Cellard, 2012), para descrever, investigar e interpretar as fontes primárias, que foram os registros da professora pesquisadora e os portfólios produzidos pelo(a)s 21 aluno(a)s do 2º ano do Ensino Fundamental I, no contexto do projeto intitulado “Matematizando o lixo: a matemática está em todo lugar”, desenvolvido em uma escola pública do município de Juína – MT. Para a análise, utilizamos as categorias predefinidas: (i) Conteúdo Conceitual; (ii) Conteúdo Atitudinal e (iii) Conteúdo Procedimental. Como resultados, constatamos que a ABP promove, nas fases da alfabetização e do letramento, a aprendizagem do(a)s aluno(a)s dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais de maneira interdisciplinar e contextualizada, e desenvolve habilidades matemáticas que podem auxiliar a criança a buscar solução para os problemas apresentados na sala de aula e os do seu cotidiano.