O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ANOS DE 2020 E 2021: MAIS ALGUNS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA
EJA; Ensino Híbrido; Ensino Remoto; Matemática e Ciências de Natureza.
Esta pesquisa busca construir um estudo sobre cenários políticos, administrativos e pedagógicos pós-pandêmicos da educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como contexto as turmas do segundo segmento EJA da escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus e as relações entre professores e alunos desse contexto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. A pesquisa desponta como grande questionamento dessa pesquisa: Quais as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores de Matemática do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos-EJA nas aulas remotas na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus? E quais estratégias dos docentes são perceptíveis no ensino da EJA, devido a Pandemia da COVID-19? A pesquisa teve como objetivo geral analisar quais as práticas pedagógicas foram utilizadas nos anos de 2020 e 2021 nas aulas de Matemática na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) nas turmas do segundo segmento Ensino Fundamental da EJA, bem como, compreender quais foram as percepções dos professores sobre as aulas remotas e híbridas nas aulas de Matemática. Os conceitos: de segregação cognitiva e segregação digital, de metodologias ativas, Ensino Remoto e educação híbrida no Ensino de Matemática, serão os motes de discussão para problematizar e fundamentar o objeto de estudo. A fundamentação teórica se pautará em diálogos com a temática da EJA, e a interface com a Matemática e o Ensino Remoto e híbrido, tomando-se como referência Freire (1997). A produção das informações foi realizada através da entrevista semiestruturada com docentes, estudantes e gestão escolar, com o auxílio de roteiro com perguntas orientadoras e gravação do áudio dos encontros com o aparelho celular. A análise seguirá conforme prescreve Severino (2007) que discute sobre a análise interpretativa.