SABERES FAZERES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA INTERAÇÃO COM QUINTAL
Saberes matemáticos. Conhecimentos produzidos. Interações. Quintais.
Na presente pesquisa buscamos pesquisar os conhecimentos produzidos pelas crianças do 5º ano da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, Alto Araguaia – MT, a partir do ato de espacializar o quintal/terreiro das suas casas. Considerando que a matemática é uma preocupação que temos em relação ao ensino- aprendizagem, decidimos pesquisar sobre o quintal, que é uma área ao ar livre, geralmente localizada nos fundos de uma casa, onde as pessoas podem aproveitar a natureza, cultivar plantas, fazer churrascos e passar momentos de lazer. É um espaço privado e aconchegante! A partir disso, buscaremos observar como as crianças espacializam o seu quintal, utilizando a matemática. Assim, é que constituímos a pergunta norteadora da pesquisa: Que saberes matemáticos as crianças da escola Maria Júlia de Almeida produzem ao se relacionarem com o quintal? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa, de desenho etnográfico, com utilização de instrumentos de coleta de dados como: guia de entrevistas, rodas de conversas, reprodução em sala de aula das atividades observadas nos quintais e descritas nas entrevistas e na roda de conversa. Serão sujeitos da pesquisa: pais de alunos e alunos do 5o ano da escola investigada. Para coletar os dados, utilizamos a entrevista com os pais dos alunos, de forma individual, indo casa a casa, observando os quintais. Coletamos a opinião das crianças utilizando a roda de conversa, uma dinâmica que auxilia na produção do diálogo e garante que todos tenham opção para falar. Para analisar os dados, recorremos à análise interpretativa, para entender a relação entre os saberes matemáticos e as práticas no ambiente dos quintais pelos alunos. Os resultados mostraram as possibilidades da produção de conhecimentos e saberes matemáticos nas mais diversas interações das crianças em seus quintais ou espaço que tenha a função semelhante.