Ensino de Ciências nos anos finais do nível fundamental: sentidos e desafios da formação continuada em educação sexual
Ensino de Ciências, Formação de professores, Educação Sexual
No presente trabalho objetivamos apresentar uma proposta de formação continuada de modo remoto para professores que ensinam Ciências, com foco no tema educação sexual. A pergunta norteadora deste trabalho é: de que maneira essa proposta de formação con- tinuada pode contribuir para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores em relação à educação sexual? Para embasar essa pesquisa, será utilizada a abor- dagem qualitativa com interpretação proposta por Severino (2007). Essa abordagem permite uma análise mais profunda dos aspectos subjetivos e sociais relacionados ao ensino da sexualidade, possibilitando compreender como as concepções dos professores sobre o tema podem in- fluenciar sua prática pedagógica. A formação continuada remota proposta consiste em uma série de encontros online, os quais foram abordados diferentes temas concernetes à sexualidade, como identidade de gênero, orientação sexual, violência sexista contra mu- lher e crianças, o ciclo mestrual e seus desafios, entre outros. Foram utilizados recursos digitais, como textos, vídeos e debates online, para aprofundar o conteúdo e promover a reflexão dos professores. Para a tradução de dados foram utilizados um questionário inicial no final do estudo, respondidos por uma média de 25 participantes, além da análise das falas dos participantes durante o curso. Após tais análises chegamos a 3 eixos norteadores dos resultados, dos quais, o primeiro a falta de formação continuada, está descrito para o exame de qualificação deste trabalho. Os outros dois juntamente com as considerações finais serão apresentados após esta etapa da pesquisa.