A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA ESTADUAL DR. JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES - DENISE – MT
Ensino de Matemática; EJA; Formação de Professores.
O presente trabalho contempla uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática –PPGEM, na Linha de pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Campus de Barra do Bugres-MT. A pesquisa se justifica diante da peculiaridade outorgada ao ensino voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual se fundamenta nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, necessitando, assim, de uma abordagem adequada, e também pela necessidade de reflexões, considerando-se a realidade do contexto escolar em que, diferentemente de outras modalidades da educação básica, pouco se tem observado em relação ao ensino de Matemática. Sabe-se que a maioria dos docentes não teve essa temática, da EJA, como componente curricular na formação inicial. Existem raros momentos de formações e de reflexões no ambiente escolar e ainda há dificuldades voltadas para disponibilidade de recursos pedagógicos apropriados. Neste sentido, esta investigação teve por objetivo principal estudar a prática docente desenvolvida no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Denise – MT, e como específicos: identificar as principais dificuldades, bem como os avanços e melhorias encontradas pelos docentes no ensino de Matemática, nessa modalidade; analisar como os docentes percebem e desenvolvem a prática docente deste componente curricular; verificar as necessidades formativas dos docentes. De abordagem qualificativa, a pesquisa foi realizada na única unidade escolar que oferta essa modalidade no município em questão, e contou com a participação de seis dos sete professores que atuam nesse contexto; um deles optou por não colaborar por não ter tido experiência com o ensino de Matemática na EJA. Portanto, todos os envolvidos atuaram ou estavam atuando na referida modalidade, nesse componente curricular. Visando compreender os relatos dos participantes, a produção de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas pelo método da Análise Interpretativa (SEVERINO, 2007).