VISÕES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM CARTOONS MATEMÁTICOS DIGITAIS
Ensino de matemática, Formação Inicial, EaD On-line, Coronavírus, Ensino Remoto Emergencial.
Esta pesquisa objetiva compreender as diferentes visões de Tecnologias Digitais – TD que os alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato grosso (UNEMAT) Campus Universitário Dep. Est. Renê Barbour, Barra do Bugres – MT, têm/utilizam na produção dos Cartoons digitais elaborados na perspectiva da Modelagem Matemática. Apoiamos, nos pressupostos teóricos de Mitcham (1994), os quais descrevem três maneiras de “ser com tecnologias” (visões), a saber: ceticismo antigo, iluminismo e romantismo. Dentro dessas visões serão analisados os seguintes elementos conceituais: volição, atividade, conhecimento e objeto. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e para produção de dados serão utilizadas notas de campo, questionários e registros áudios visuais na disciplina de TICs no Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE 5), pelos acadêmicos. Análise dos dados foi fundamentada na Indução Analítica. Os resultados parciais indicam que a formação inicial de professores, tem um importante papel nas diferentes formas de ser-com-tecnologias, além de, indicar limites e possibilidades no uso das Tecnologias Digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática.