PRODUÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Materiais curriculares
Formação Continuada de Professores
Professores que ensinam Matemática
Competências e Habilidades da BNCC
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A presente pesquisa se insere no contexto dos materiais curriculares e da formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Na qual objetivamos investigar a maneira como os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Lucas do Rio Verde/MT estão utilizando em sua prática pedagógica os materiais curriculares (cadernos didáticos) elaborados no âmbito da formação continuada envolvendo as competências e habilidades da BNCC. Assim sendo, a questão orientadora da pesquisa é: De que forma os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Lucas do Rio Verde/MT estão utilizando em sua prática pedagógica os materiais curriculares (cadernos didáticos) produzidos no âmbito da formação continuada envolvendo as competências e habilidades da BNCC? Para compreendermos o nosso objeto de pesquisa, utilizamos como fundamentação teórica aspectos relacionados a Formação Continuada de professores de Matemática, Materiais Curriculares, e os documentos oficiais BNCC (2018) e DRC/LRV (2019). Visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa para descrever e interpretar os dados da pesquisa. Como procedimentos de produção de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos questionários enviados aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, que participaram da formação continuada ocorrida no ano de 2020 em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (GEPEME). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise denominadas: (I) produção de materiais curriculares de Matemática em um processo de formação continuada; (II) protagonismo dos professores que ensinam Matemática na produção de materiais curriculares; (iii) trabalho colaborativo de professores que ensinam Matemática na elaboração de materiais curriculares; (iv) possibilidades dos materiais curriculares no contexto da BNCC e DRC na prática pedagógica dos professores que ensinam Matemática. Realizamos a análise interpretativa por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa - para nos proporcionar compreensões do objeto investigado. Assim sendo, concluímos que os materiais curriculares elaborados no processo de formação continuada, contribuiu de diferentes maneiras no período pandêmico, e continua sendo utilizado pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no retorno às aulas presenciais.