Interttons: Interdisciplinaridade-com-Cartoons durante o Ensino Remoto Emergencial no Ensino Fundamental em Campo Novo do Parecis-MT
cartoons; aprendizagem matemática; tecnologias digitais; coronavírus.
A pandemia do novo coronavírus transformou a forma como vivemos em sociedade, e com isso as Tecnologias digitais que já estavam presentes no nosso cotidiano tornaram-se ainda mais primordiais para dar continuidade no desenvolvimento dos setores econômicos, sociais e principalmente da Educação. Diante disso, essa pesquisa buscou compreender as maneiras como a produção de cartoons digitais e as tecnologias utilizadas no ensino remoto emergencial podem influenciar na aprendizagem matemática de alunos da educação básica de campo. Para isso foi ofertado um projeto interdisciplinar, intitulado: Interdisciplinaridade-com-Cartoons, os participantes da pesquisa foram estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual União da Chapada do município de Campo Novo do Parecis-MT. Os encontros ocorreram entre outubro a dezembro de 2020, com a carga horária de 82 horas, e realizados de forma remota, por meio da plataforma da Microsoft Teams. Esse projeto buscou unir de forma interdisciplinar as disciplinas de matemática, português, artes e informática, por meio da produção de cartoons matemáticos. A questão que norteou esta pesquisa foi assim formulada: Como os alunos do ensino fundamental se mobilizam para produzir Matemática com cartoons digitais durante o Ensino Remoto Emergencial? Para respondê-la, metodologicamente, adotamos o paradigma qualitativo de pesquisa, com ênfase pedagógico nas metodologias ativas e ensino remoto emergencial. A produção de dados foi realizada com os seguintes procedimentos: observação participante, notas de campo, questionários, entrevistas e registros áudios visuais. Os dados foram analisados com o método de indução analítica e a fundamentação teórica se baseou nos pressupostos presente no sistema de atividade Seres-Humanos-Com-Mídias, que possui suas raízes teóricas na Teoria da Atividade, em consonância com as ideias do construto Seres-Humanos-Com-Mídias. Os resultados indicaram que a produção dos cartoons digitais durante o ensino remoto emergencial, provocaram contradições no sistema de atividade, resultando em movimentos que contribuem para promover a interdisciplinaridade, ruptura na encapsulação da matemática e o desenvolvimento da educação matemática crítica.