A SEMIÓTICA SOCIAL APLICADA EM VÍDEOS DE CONTEÚDO MATEMÁTICO DE UM CURSO DE FÍSICA A DISTÂNCIA
Semiótica Social, Multimodalidade, Vídeos Digitais, Ensino de Matemática.
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Esta pesquisa está vinculada ao projeto “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação a Distância: vodcasts e screencasts na Licenciatura em Física”. Sabendo-se que os vídeos fazem parte das tecnologias que estão impregnada na sociedade e que seu uso no ambiente educacional é recorrente principalmente na Educação a Distância, esta pesquisa tem como objetivo compreender como os diferentes modos semióticos estão combinados nos vídeos das disciplinas de Matemática do curso de Licenciatura em Física a distância da UAB/UNEMAT. Os dados aqui utilizados foram coletados do Ambiente virtual de Aprendizagem (MOODLE) do Curso de Licenciatura em Física a distância ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT em convênio com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, pólo de Barra do Bugres - MT. A abordagem metodológica adotada nesta pesquisa foi a qualitativa, tendo em vista que esta, se preocupa com o aprofundamento de compreensão e não com a representatividade numérica. Para fundamentar este estudo ancoramo-nos na Teoria da Semiótica Social acompanhada Multimodalidade. Os resultados apontam que os vídeos de conteúdo matemático do curso de Licenciatura em Física a distância são produzidos em diferentes formatos, combinando distintos modos semióticos o que confirma a multimodalidade nos mesmos. A combinação de modos semióticos presente nos vídeos ora são articuladas ora não, o que pode causar prejuízos a aprendizagem e consequentemente a aprendizagem matemática. Além disso, sugere que a escolha dos modos semióticos para produzir um vídeo e o contexto em que o mesmo foi produzido influenciou de forma significativa na produção de significados.